A educação na modernidade - avanços, conflitos e soluções

Mais um evento de sucesso!

Com a participação de mais de 200 professores e técnicos da educação dos municípios de Guaçuí, Dores do Rio Preto, Iúna, Ibatiba, Irupi, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Alegre, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Marataízes, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Espera Feliz (MG) aconteceu nos dias 14 e 15 de junho em Guaçuí – ES o I Seminário Educacional da Região do Caparaó, com o tema: A Educação na Modernidade – Avanços, conflitos e Soluções. A equipe técnica / administrativa da Gstrategic – Gestão, Assessoria, Serviços e Logística sente-se no dever de agradecer pelo feedback positivo por parte dos participantes e colaboradores, que juntos, somaram esforços proporcionando um momento de reflexão e aprendizado sobre a modernidade em nossa educação.

Finalidade do evento

O I Seminário Educacional da Região do Caparaó tem como proposta possibilitar aos educadores e gestores educacionais o diálogo e a apropriação de conceitos acerca da presença e da importância das novas tecnologias em nossas salas de aula e ainda como o uso dessa tecnologia pode auxiliar e melhorar o nível da educação.

Conheça os palestrantes

O I Seminário Educacional da Região do Caparaó contará com a participação de palestrantes de renome nacional que irão contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de nossos conhecimentos.

Professor Júlio César Furtado (RJ)

Graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia. Pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo. Especialista em PNL (Programação Neurolinguística). Diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, Cuba. Mestre em Educação pela UFRJ. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Professor Universitário (Graduação e Pós-graduação). Vice-Reitor da UNIABEU, RJ.

Professor Fábio Fernandes (SP)

Escritor, consultor, conferencista motivacional formado em Administração de empresas, MBA e Gestão de recursos Humanos, PÓS em Gestão do trabalho pedagógico: supervisão e orientação escolar, especialista em Relaxamento e PNL- Programação neuro-linguistica, autor do DVD “Motivando os professores em sala de aula” e dos Cds motivacionais: “Sucesso pessoal e profissional”, “Aprendendo a relaxar”, “Vencendo a insônia”, “Emprendedorismo”.

Professor Júlio Machado (MG)

Educador, biólogo, contador de histórias, especialista em sexologia educacional; Trabalhou como professor da UFMG por 14 anos; Estudioso em filosofia e pesquisador do comportamento humano; Autor dos livros Sexo com liberdade, Amor e mudança e Histórias para crescer; Atua há mais de 25 anos, em empresas e escolas, como palestrante motivacional na área do comportamento humano e da qualidade de vida.

Professor Raniere Lima (MG)

Autor da obra "Perfil das Gerações no Brasil: As gerações X, Y e Z e seus Perfis Políticos"; Bacharel em Jornalismo; Pós-Graduado em Comunicação Empresarial; Ator e Diretor teatral; Mais de 150 apresentações Stand up em todo o Brasil; Criação de mais de 50 textos autorais para apresentações de Comédia Stand up; Responsável e criador da Primeira Oficina de Stand-up Comedy de MG.

Professor Valther Maestro (SP)

Educador há 26 anos. Atua como: Palestrante da Editora FTD e Diretor de Criação e Desenvolvimento de Projetos da MAE - Assessoria Educacional. Autor de livros didáticos para o ensino fundamental, para educação de Jovens e Adultos (EJA) e paradidáticos. Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida. O Trabalho de Doutorado reflete sobre os Novos Paradigmas Educacionais.

Professor Serrano Freire (RJ)

Professor, Bacharel em Direito, Trainer em Programação Neurolinguística, palestrante, escritor, Diretor do Instituto Prof. Serrano Freire, com mais de 30 anos de experiência na área educacional. Destaca-se em todo Brasil como um dos principais nomes no mercado de conferências por sua capacidade de motivar e despertar nas pessoas uma nova visão de vida.

Cronograma e atividades

14 de junho (Sexta – feira)

07h00min – Abertura com credenciamento dos participantes

07h30min – Café da Manhã

8h30 min – Abertura Oficial

9h30min – Palestra com o Prof. JÚLIO CÉSAR FURTADO (RJ)
Tema: PROFESSANDO O QUÊ PROFESSOR?!
Sinopse: Professor não é mais aquele que professa a verdade, mas aquele que confessa o não-saber, abraça o compromisso de se re-inventar e adota uma postura de aprendiz. A postura de vir-a-ser é essencial nesse processo, pois permite o vir-a-ser do aluno e colabora para o fazer crescer. Os perigos invisíveis da abdicação e da somatização e os cuidados necessários. Os elementos que colaboraram para o enfraquecimento da identidade do professor nas últimas décadas. Os desafios da pós-modernidade e alguns caminhos para a superação. As atitudes que constroem ânimo para o trabalho. A leitura de mundo e a mediação da aprendizagem. Uma sugestão de caminho: as fases de uma aula significativa.
Duração: 2 horas

12h às 13h30min – Horário de almoço

13h 30min – Despertando - atividades de movimento e saúde com Prof. JORGE LUIZ DE CARVALHO (ES)
14h00min – Palestra com o prof. FÁBIO FERNANDES (SP)
Tema: – SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Sinopse: O objetivo principal da palestra é a valorização do profissional da educação, pois se ele não está bem interiormente, não tem condições de melhorar no âmbito educacional; lembrando que não basta ter as melhores tecnologias de ponta se não tiver um profissional com saúde e com uma boa qualidade de vida para desempenhar suas atividades da melhor forma possível.
Durante a palestra serão realizadas dinâmicas divertidas, incluindo Relaxamento Psicossomático aos integrantes, a fim de melhorar o estado físico e mental do mesmo para exercer as atividades profissionais com qualidade total, maximizando o desempenho de cada funcionário.
Duração: 2 horas

16h30min – Música ao Vivo e café com Prosa
propondo um espaço e um tempo para diálogo e troca de experiências entre os educadores participantes

17h30min – Encerramento

15 de junho (Sábado)

07h 30min – Café da Manhã

08h 15min – Palestra com o Prof. VALTHER MAESTRO (SP)
Tema: COMO EDUCAR NO SÉCULO XXI – DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Sinopse: Identificar os principais desafios que as escolas enfrentam atualmente, analisando as perspectivas de transformar o ato de Educar em um procedimento feliz, ético e transformador do individuo e da sociedade. Entender os processos de organização da sociedade no século XXI, verificando as diferenças entre o currículo do século XX e XXI. Analisar possíveis procedimentos que podem ser implementados na escola, visando organizar ações que transforme a escola no espaço do aprender a ser, a conviver, a fazer e a aprender. Propor procedimentos e estratégias para planejar ações coletivas no ambiente escolar, objetivando a construção de um espaço harmonioso e de atuação protagonista.
Duração: 2 horas

10h 00min – Coffe Break

10h 15min – Palestra com Prof. JÚLIO MACHADO e RANIERI LIMA (MG)
Tema: PROJETO 2 DE PÉ – PARA ESCOLAS - A EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE, OS DILEMAS ENTRE AS GERAÇÕES E A SOLUÇÃO DE CONFLITOS.
Sinopse: Convivemos com algumas gerações que são facilmente abduzidas pelo “mundo virtual”. Os amigos estão no “Facebook” e tudo que se faz ou se pensa vai para o "Twitter" em "tempo real". E mais: cada comentário que se faz é sentido como uma exposição pública, um reforço de identidade.
A internet causou imensas mudanças nos processos sociais e uma das consequências visíveis é a queda de interesse pela escola regular e o crescente número de conflitos.
Enquanto a juventude é colocada à margem das regras de convivência e se afirma como um problema da modernidade, os professores estão se sentindo desvalorizados, perdidos, incompetentes e doentes (Síndrome de Burnout). Afinal, como responder a tudo isso?  Como chegamos até aqui?  E agora, o que faremos?
Com humor e interação, essa palestra trata destes assuntos e mostra que existem saídas. Basta estarmos dispostos a romper com alguns paradigmas.
Duração: 1h30min

12h as 13h30min – Horário de almoço

13h 30min – DESPERTANDO - atividades de movimento e saúde com o prof. JORGE LUIZ DE CARVALHO (ES)

Local de Realização

  • Guaçuí Tênis Clube (GTC)

    Rua: Manoel Olegário de Carvalho
    Número: 071
    CEP: 29560-000
    Município: Guaçuí-ES
    Próximo ao Teatro Municipal "Fernando Torres"

  • Ver mapa maior »

Colaboração e Apoio